História

O município de OROCÓ-PE, o qual faz parte da Ride – Região Integrada de Desenvolvimento – pertencente ao Pólo Petrolina/Juazeiro, denominado Rota do Vinho Vale do São Francisco, é uma região de enorme potencialidade turística.

Orocó é uma pequena cidade situada ás margens do rio São Francisco, distante 624Km do Recife. Orocó é uma cidade de formação histórica, lugarejo de origem colonial por onde passaram as grandes tribos indígenas e quilombolas do séc. XVIII.

A historia do município retrata a origem do seu nome de palavras do vocabulário indígena no dialeto Tupi Anhangá e significa “Entre Montanhas”, por sua situação geográfica cercada de serras.


sexta-feira, 11 de março de 2011

CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO


Relatório
São Raimundo Nonato- Piauí
Visita técnica ao Parque Nacional Serra da Capivara.

11/02/2011- Sexta -feira
Saida da praça Dom Malan
  • Grupos durante as aulas foram divididos para a realização dos serviços de embarque no ônibus (check-in).

12/02/2011- Sábado
  • Chegamos ao hotel Serra da Capivara e após acomodação e café da manha saimos para visitar o parque Nacional Serra da Capivara, no caminho cada aluno passou a observar a diferença da vegetação do Piauí e admirar suas lindas paisagens; Chegando ao parque Josué comprou os ingressos para entrada no parque, conhecemos as condutoras e dois grupos foram formados para seguir as trilhas.
A condutora passou todas as informações necessárias sobre os locais visitados, e todos se encontravam encantados com tudo.
Passamos pelo desfiladeiro da capivara e uma informação importante é que existe hoje 172 sítios arqueológicos abertos e muitos mais fechados;
  • Voltamos para o almoço no hotel e ocorreu uma pequena reunião.

Ás 14:00 Saímos para a segunda parte da programação do dia onde conhecemos a fábrica de cerâmica e uma coisa que me chamou atenção é que o condutor falou que trabalhava na parte de confecção apenas homens.
  • Espaço aberto para compras .
  • Visita ao Boqueirão da pedra furada.

13/02/2011- Domingo

Visita ao Museu do HOMEM AMERICANO
  • A visita ao museu não era necessário condutor pois era de fácil compreensão por possuir em muitos textos explicativos.
  • Compras do artesanato Local.



Algumas informações importantes :

  • Antes das pequisas começarem na Serra da Capivara elas eram realizadas em certas áreas da Amazônia e estados do Sul e Sudeste do País.
  • O boqueirão da pedra furada foi encontrado vestígios de carvão, com isso iniciou as escavações.
  • As pinturas foram realizadas no decorrer de milênios por diferentes grupos humanos que habitaram a região, eles relaram nas figuras a vida cotidiana, as crenças, os ritos, os armas e outros objetos .
  • As pinturas são muitos diversificados tanto na temática e na técnica da realização.
  • O parque é uma fronteira ecológica entre a depressão periférica do Rio São Francisco e a bacia sedimentar Maranhão – Piauí.
  • Como advento da cerâmica , uma nova modalidade de enterramento foi praticado: O defunto era colocado dentro de um pote de argila e era coberta por uma tampa.
Existem evidências da preocupação de fornecer todos os elementos necessários para o tema da ação seja reconhecido .

12:00 - Voltamos para o para o almoço e a desocupação do hotel (check out ), RETORNO PARA PETROLINA.
- Durante a viagem houve amigo secreto e cada um teve a oportunidade de relatar suas experiencias durante a visita e as suas expectativas.

ROTEIRO



1° Dia- Sábado
7h- Check in
8h – Visitar o projeto Brígida- MAIOR PÓLO AGRÍCOLA DA REGIÃO.
10h- Visita a Associação do projeto Brígida para ver o artesanato da fibra da banana.
12h- Restaurante Beira Rio
14h- Balneário estação do Sol (15 minutos da cidade) – com bar, campo de futebol e bica.
17h- Retorno para pousada Beira Rio
19h- PIZZARIA SHALON


2° Dia - Domingo

7h- Trilha ( Mirante SERRA LINDA )
Topo do Cruzeiro – 2h30min todo trajeto.
11h30min - Churrascaria
13h- Cachoeira (praia de água doce) 30min da cidade- banho.
17h- City Tour na cidade ( Igreja, Portal da RIDE 'antiga estação rodoviária', praça, uma volta pela cidade)
18h – FIM DO ROTEIRO

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

FESTIVIDADES
  • Orocó tem em Janeiro a festa do padroeiro São Sebastião, um evento religioso no qual a região participa todos os dias do novenário. São 11 dias de festa, com bandas, barraquinhas, mostra de artesanato e atendimento à saúde gratuito. No penúltimo acontece a missa do vaqueiro e no último dia ocorre a gincana cultural com várias apresentações sobre a cidade e suas histórias, nesses dias também é escolhida a rainha do vaqueiro.
  • A cidade também conta com eventos como a feira de caprinos e ovinos, onde durante três dias são vistos estandes para negócios, animais, encerrando com um show. Essa feira atrai pessoas do ramo de outras localidades interessadas em fazer negócios. A feira da agricultura realizada no projeto Brígida que possui o maior pólo agrícola da região, durante o evento, ocorrem exposições, negócios e shows, sendo realizada no mês de dezembro.
Com mais uma atração, Orocó conta com um evento carnavalesco que em 2011 vai para sua segunda edição que é chamado de OROCÓ BACANA, com apenas um dia de festa de muita alegria atraindo várias pessoas da região esse ano estiveram presentes mais de 6 mil pessoas.


Artesanato

  • No projeto Brígida temos artesanato da fibra da bananeira com, tais como: cestas, tapetes, portas-retratos, arranjos, organizado por uma associação com moradores do projeto Brígida.
  • O crochê, o bordado e acessórios femininos também são confeccionados e fazem parte do artesanato da cidade, porém de uma forma individual, não tendo grupos, ou associações.

    Culinária

    • A gastronomia da cidade é composta por peixes do rio São Francisco a exemplo do cari. A buchada, a galinha caipira e a carne de bode também são pratos típicos da cidade.

Música

  • Nesse segmento temos a Banda de Pífano e a Banda Marcial.
  • A banda de Pífano chegou à cidade de Orocó em 1888 advinda da fazenda Milagre da cidade de Terra Nova. Tem atualmente 4 membros, tocavam na beira do rio e em seguida foram para a cidade. A vestimenta deles foi por interesse de pessoas que queriam manter a banda e por isso hoje eles tem fardamento com estilo da banda de Pífano de Caruaru.
  • A primeira novena realizada por eles ocorreu embaixo de um pé de umbuzeiro e já tocaram em outras cidades como em Petrolina no festival da primavera.
  • Os instrumentos são feitos do tronco de árvores pelos próprios músicos.

    Lendas


    • A lenda que perpetua em Orocó é a do Nego D'agua.