História

O município de OROCÓ-PE, o qual faz parte da Ride – Região Integrada de Desenvolvimento – pertencente ao Pólo Petrolina/Juazeiro, denominado Rota do Vinho Vale do São Francisco, é uma região de enorme potencialidade turística.

Orocó é uma pequena cidade situada ás margens do rio São Francisco, distante 624Km do Recife. Orocó é uma cidade de formação histórica, lugarejo de origem colonial por onde passaram as grandes tribos indígenas e quilombolas do séc. XVIII.

A historia do município retrata a origem do seu nome de palavras do vocabulário indígena no dialeto Tupi Anhangá e significa “Entre Montanhas”, por sua situação geográfica cercada de serras.


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Profecia




"Orocó, resplandece que é chegada a tua hora.
  Terra de gente com coração bom, banhada pelo rio de águas geladas, de ti, oh Orocó, sairão pastores e pastoras e o nome do Deus Todo Poderoso será exaltado em todo sertão.
Serás conhecida por todos não mais como a terra da violência e sim como a terra visitada por o Criador dos céus e da terra.
   O Senhor mudará a tua sorte.  Oh Orocó, terra do avivamento!!!!"

Paula Lucas.

PROJETO DE ROTEIRIZAÇÃO TURÍSTICA


Está sendo realizado pela Secretaria de Turismo de  Orocó um estudo de ROTEIRIZAÇÃO TURÍSTICA,  a secretária de turismo (Josenilda  Senna) e a Guia de Turismo ( Catarina Bezerra) ressaltam que: O Turismo Religioso tem sido o foco principal desse projeto, pois esse segmento no setor de turismo,  diferente de todos os outros,  tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos da cidade e  depende,  bastante da ação e apoio da Igreja e da comunidade. Faz-se necessário compreender a sua importância, o que requer uma mudança cultural; adaptar-se as novas exigências e necessidades do peregrino, do romeiro, do turista; oferecer a infra-estrutura adequada. Estima-se que 92,8 % da população brasileira, professa alguma crença religioso, esse é o publico imaginado a ser atingido. 
Um dos objetivos é fortalecer o turismo étnico-religioso  para o desenvolvimento  e a construção de uma alternativa voltada ao turismo étnico para os índios urbanos que habitam a cidade de Orocó, e possui fundamental importância,  po os produtos culturais desses povos exercem forte apelo junto aos turistas que vêem a oportunidade de conhecer os elementos da identidade de cada povo nativo, representados nas suas danças, gastronomias, vestimentas, músicas, rituais, lendas e religião. Com o desenvolvimento e operacionalização do “Roteiro entre Rio e Montanhas” pretende-se gerar um grande crescimento na econômia e consequentemente atingir positivamente a Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE )