História

O município de OROCÓ-PE, o qual faz parte da Ride – Região Integrada de Desenvolvimento – pertencente ao Pólo Petrolina/Juazeiro, denominado Rota do Vinho Vale do São Francisco, é uma região de enorme potencialidade turística.

Orocó é uma pequena cidade situada ás margens do rio São Francisco, distante 624Km do Recife. Orocó é uma cidade de formação histórica, lugarejo de origem colonial por onde passaram as grandes tribos indígenas e quilombolas do séc. XVIII.

A historia do município retrata a origem do seu nome de palavras do vocabulário indígena no dialeto Tupi Anhangá e significa “Entre Montanhas”, por sua situação geográfica cercada de serras.


sexta-feira, 11 de março de 2011

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

FESTIVIDADES
  • Orocó tem em Janeiro a festa do padroeiro São Sebastião, um evento religioso no qual a região participa todos os dias do novenário. São 11 dias de festa, com bandas, barraquinhas, mostra de artesanato e atendimento à saúde gratuito. No penúltimo acontece a missa do vaqueiro e no último dia ocorre a gincana cultural com várias apresentações sobre a cidade e suas histórias, nesses dias também é escolhida a rainha do vaqueiro.
  • A cidade também conta com eventos como a feira de caprinos e ovinos, onde durante três dias são vistos estandes para negócios, animais, encerrando com um show. Essa feira atrai pessoas do ramo de outras localidades interessadas em fazer negócios. A feira da agricultura realizada no projeto Brígida que possui o maior pólo agrícola da região, durante o evento, ocorrem exposições, negócios e shows, sendo realizada no mês de dezembro.
Com mais uma atração, Orocó conta com um evento carnavalesco que em 2011 vai para sua segunda edição que é chamado de OROCÓ BACANA, com apenas um dia de festa de muita alegria atraindo várias pessoas da região esse ano estiveram presentes mais de 6 mil pessoas.


Artesanato

  • No projeto Brígida temos artesanato da fibra da bananeira com, tais como: cestas, tapetes, portas-retratos, arranjos, organizado por uma associação com moradores do projeto Brígida.
  • O crochê, o bordado e acessórios femininos também são confeccionados e fazem parte do artesanato da cidade, porém de uma forma individual, não tendo grupos, ou associações.

    Culinária

    • A gastronomia da cidade é composta por peixes do rio São Francisco a exemplo do cari. A buchada, a galinha caipira e a carne de bode também são pratos típicos da cidade.

Música

  • Nesse segmento temos a Banda de Pífano e a Banda Marcial.
  • A banda de Pífano chegou à cidade de Orocó em 1888 advinda da fazenda Milagre da cidade de Terra Nova. Tem atualmente 4 membros, tocavam na beira do rio e em seguida foram para a cidade. A vestimenta deles foi por interesse de pessoas que queriam manter a banda e por isso hoje eles tem fardamento com estilo da banda de Pífano de Caruaru.
  • A primeira novena realizada por eles ocorreu embaixo de um pé de umbuzeiro e já tocaram em outras cidades como em Petrolina no festival da primavera.
  • Os instrumentos são feitos do tronco de árvores pelos próprios músicos.

    Lendas


    • A lenda que perpetua em Orocó é a do Nego D'agua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário